quinta-feira, 14 de abril de 2011

Mais dicas sobre Crescimento dos Cabelos

Oiiii flores,
vou continuar aqui com a seção de posts sobre Crescimento dos Cabelos de forma saudável. Então pedi pra Geiza uma leitora aqui do blog queridíssima e que entende tudo sobre crescimento capilar,pois vive esse momento em sua vida.
Então segue agora o post dela que foi dividido em dois por ter sido bem extenso. Ebaaaa rsrs.

Olá meninas...!! Vamos falar um pouco sobre queda e crescimento dos fios. Estou nesta luta há dois anos, a convite da Grasi, vim postar um pouco do que aprendi ao longo desse tempo.



Vamos lá....






Na internet há uma gama de informações sobre o assunto. Falaremos aqui um pouco sobre este tema que causa angústia e sofrimento tanto em homens como mulheres.


Ciclo


“Aproximadamente 90% dos cabelos do couro cabeludo encontra-se em fase de crescimento, sendo que esta fase tem duração de cerca de dois a seis anos. O restante, 10%, encontra-se em fase de repouso, cuja duração aproximada é de dois a três meses. O cabelo cai ao atingir o fim desta fase. Normalmente perdemos de 50 a 100 fios de cabelo por dia, sendo substituídos por outros que nascem no mesmo folículo dando início a um novo ciclo. Esse tipo de queda natural do cabelo acontece mais na mudança de estação, na primavera e, principalmente, no outono, quando a taxa de metabolismo do corpo está mais alta. Os cabelos crescem, aproximadamente, 1cm por mês. À medida que o indivíduo envelhece, o crescimento dos cabelos tende a ser mais lento”.


FONTE http://boasaude.uol.com.br






O que causa a queda excessiva dos cabelos nas mulheres?


• Pós-parto;


• Anemia;


• Dieta pobre em proteínas;


• Uso de produtos inadvertidamente (tinturas, água oxigenada, permanentes, alisantes, descolorantes e outros produtos podem enfraquecer os cabelos levando a sua queda);


• Infecção por fungos;


• Uso de medicamentos (alguns medicamentos podem ter como efeito colateral causando queda temporária dos cabelos);


• Uso de pílulas anticoncepcionais;


• Distúrbios da tireóide;


• Distúrbios do sono ou Sono irregular;


• Febre e infecções;


• Estresse;


• Ansiedade;


• Sistemas emocional e psicológico;


• Alopecia: areata, androgenética, cicatricial, totalis, universalis, entre outras;


• Queda por pressão (ocasionada por uma tração dos fios, como em sessões de alisamento, ou por pressão provocada pelo uso constante de chapéus, elásticos ou presilhas apertadas).


• Outras causas (quimioterapia e radioterapia, lúpus, tabagismo, abuso de bebidas alcoólicas e abuso dos secadores de cabelo).






Tratamentos:


O tratamento deve objetivar descobrir e atacar a causa, nunca mascarar, por isso buscar um bom médico é essencial. Exames laboratoriais são imprescindíveis, pois, demonstram como estão as taxas em nosso organismo. Nesta pesquisa, seu Ginecologista têm papel importante, uma vez que o fluxo menstrual irregular pode interferir em muitas funções do nosso organismo, inclusive na saúde dos fios. Cuidar da alimentação também é de suma importância.



Alguns exames normalmente solicitados pelo Dermatologista :


ANTICORPOS ANTI-TIREOPEROXIDASE (TPO);


FERRO SERICO;


FERRITINA;


HEMOGRAMA;


T. S. H.;


PROLACTINA;


SULFATO DE DEIDROEPIANDROSTERONA (SDHEA);


TESTOSTERONA LIVRE;


GLICOSE;


COLESTEROL TOTAL;


COLESTEROL – HDL;


TRIGLICERIDEOS;


VDRL SOROLOGIA PARA LUES;


TIROXINA (T4);


TRIIODOTIRONINA (T3).


Após esses exames, seu médico lhe prescreverá os medicamentos mais indicados de acordo com suas necessidades, ou, dará início a uma investigação mais minuciosa, podendo lhe solicitar visita a outros especialistas, tudo depende da gravidade do caso. Por isso, é importante não se automedicar. Um bom exemplo é o meu caso e de meu marido. Ambos tratamos queda capilar, porém, o que resolve ou ameniza o problema dele não traz resultado algum em mim, isso tanto em loções como em shampoos de tratamento. Um fator interessante é que eu tenho tendência a ter taxa de ferritina baixa (devido ao fluxo irregular), já ele tem a taxa bem alta, ambos os casos causam queda. Outro fator curioso, sofremos com Dermatite, porém, o shampoo de tratamento que resolveu o problema dele não teve efeito algum em meu couro cabeludo. O que quero demonstrar com isso? ... Bem, o que é solução para mim, pode não ser para você. Seu médico é a pessoa mais indicada para avaliar


Vamos agora falar um pouco sobre produtos antiqueda.


Contrariando certezas e opiniões de muitos, “Não existe shampoo antiqueda” Isso foi inventado por marqueteiros especialistas como indução subliminar para forçar indivíduos desesperados. Esta informação pode ser constatada no site de um Dermatologista conceituado em queda capilar http://www.peruzzo.med.br, e em muitos outros sites direcionados ao tema, ou mesmo com seu Dermatologista.


O que ocorre é que se você tem couro oleoso, caspas, dermatite, ou outro tipo de infecção no couro cabeludo, o uso de shampoo próprio irá atacar a causa, se forem somente as citadas acima. Por isso, algumas pessoas resolvem seu problema apenas com shampoo.


Shampoos bem recomendados:


Kerium, Pielus, Pilexil, Doctar, Nodé DS, Piritionato de Zinco, entre outros, mas cada um tem princípio ativo e substâncias diferentes, então, depende da sua necessidade. Usei Piritionato de zinco a 2% e Doctar, simplesmente nenhum efeito sobre a dermatite, agora estou usando Nodé DS, percebo que alivia bem a pinicação no couro, resultado que não consegui com os outros. Já meu marido usou vários, mas o único que resultou foi Doctar. Então, cada caso, um caso!


Loções bem recomendadas:


Pilexil, Capilos, Avicis, entre outros. Existem farmácias que manipulam o Minoxidil sem receita médica e muitas pessoas fazem uso desta forma “alerta de perigo” não façam isso! Nem com o Minoxidil, nem com qualquer outro medicamento. Você pode agravar seu problema. Esclareço que o Minoxidil é bom sim, e dependendo da gravidade do problema o médico poderá associá-lo a outras substâncias, foi assim com meu marido. Mas isso teve modo correto de usar, quantidade, tempo e acompanhamento médico. Hoje, muitos médicos optam pelas loções mais atuais, Avicis é muito prescrita e a que uso atualmente, porém, todo tratamento antiqueda o resultado é lento e requer muita, muita paciência! No início do meu tratamento usei por 03 meses Pill Food (2x ao dia) e Minoxidil 5% (todos os dias à noite), o resultado do Minoxidil foi momentâneo, então não resolveu meu problema.
Geiza.

No próximo post, a continuação.
Bjos, Grasi.

5 comentários:

  1. milagres não existem!!!!

    depois que parei de fazer relaxamento, meu cabelo parou de cair bastante. quero dizer, é menos do que caia antigamente. olha que eu demorei pra perceber isso!!!

    bem legal o post!!

    rumo ao cabelão!! uhahauhuahu...ainda vou demorar mt, gente!!

    ResponderExcluir
  2. Nat
    Rumo ao cabelão[2]
    Aahahahaah adoreeeei!
    Bjos,flor.

    ResponderExcluir
  3. É isso: saber se as causas são Internas ou Externas e cuidar direitinho .....
    Rumo ao cabelão ..... concordo ......
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Gente, rumo ao cabelão 3 tbm hahahahahaha, grd bj as companheiras d crescimento dos fios.

    ResponderExcluir
  5. É isso aí meninas, cuidar das causas Internas e Externas, e observar com cuidado o que a química tem causado ao longo do tempo.

    Continuem rumo ao cabelão sim!! Eu só quero tê-los, rsrs. Se puder ser maior e cheio, puxa, ficarei feliz demais! Mas eu chego lá, se Deus quiser! Bjs.

    ResponderExcluir

E aí o que achou?